Autores
Alexandra Espírito-Santo, Ana Lopes, Estefania Ortega, Helena Nunes, Nuno Rodrigues, Pedro Jácome, Sara Caldas, Sara Ramos, Tânia Meneses
Autor de Referência
Pedro Jácome
Nome
Pedro Jácome
Resumo
Introdução: No ensino clínico os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos, o que possibilita a articulação entre teoria e prática, uma oportunidade única para construção do seu saber a partir das reais situações clínicas. A relação entre o supervisor clínico e o estudante deve basear-se na confiança mútua e interajuda, de forma a facilitar e promover a aquisição e desenvolvimento de competências. Objetivo: Avaliar a satisfação dos estudantes de enfermagem com o ensino clínico realizado na Unidade de Saúde Familiar da Baixa. Metodologia: Estudo retrospetivo com abordagem qualitativa, com recurso a análise de conteúdo decorrente dos resultados do questionário de auto-preenchimento disponibilizado aos estudantes de enfermagem no final do ensino clínico. Resultados: Os participantes consideraram a experiência formativa na Unidade de Saúde Familiar da Baixa muito positiva, enaltecendo a multiplicidade de competências que o ensino clínico possibilitou desenvolver. Conclusão: O supervisor clínico é visto como um profissional que é fundamental para a aprendizagem no contexto da prática, influenciando o desenvolvimento dos estudantes e a sua relação futura com a profissão.
Palavras-Chave
mentorship; supervisão clínica; estudantes de enfermagem
Anexo
TransferirO seu artigo não está publicado?
Insira em baixo o seu email e receba na sua caixa de correio o estado em que o seu artigo se encontra.
Caso necessite de ajuda ou informação suplementar, utilize os nossos contatos.