Autores
Susana Mendes, Patrícia Delfim
Autor de Referência
Susana Mendes
Nome
Susana Maria Reis Mendes
Resumo
Os cuidados de saúde envolvem vários fatores que estão interrelacionados com a satisfação do utente. Estes devem ser sistematicamente monitorizados, no sentido de se promover a avaliação dos cuidados. Esta avaliação tem como finalidade, prestar assistência diferenciada e de qualidade aos utentes que dela necessitam. Para que se consiga determinar se os fatores profissionais e organizacionais são importantes para os utentes e se as suas necessidades estão a ser asseguradas, é necessário recorrer a avaliação dos procedimentos, dos profissionais que desempenham estes tratamentos e às circunstâncias organizacionais e físicas que lhe são alusivas. Somente com esta análise poderá haver o desenvolvimento dos cuidados e a promoção do bem-estar físico e do conforto psicológico dos utentes. Com o objetivo de avaliar a satisfação que o utente tem relativamente à consulta de estomatologia, e identificar qual a importância atribuída a determinados fatores interrelacionais/profissionais e organizacionais numa consulta de estomatologia, foi realizado um estudo de investigação numa Clínica em Lisboa. Concluiu-se que os fatores considerados mais importantes pelos utentes são a Eficácia dos tratamentos e a Confiança nos Profissionais de Saúde. O fator menos votado como importante foi o Tempo de espera. Relativamente à satisfação, a percentagem mais alta de satisfação relaciona-se com a confiança que sentem no profissional de saúde, com as condições físicas e a higiene da clínica e com a simpatia. O tempo de espera, foi o único item com menor pontuação de satisfação total.
Palavras-Chave
estomatologia, fatores, satisfação, utente.
Anexo
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